O ouro é um dos mais populares e valiosos metais encontrados no mundo. Seu brilho e durabilidade peculiares o tornaram base para a criação de joias eternas.
Porém alguns cuidados são necessários para garantir a eternidade da sua joia:
Uma flanela e nada mais
Isso mesmo. A melhor forma de limpar e garantir o brilho de sua joia em ouro é limpá-la com uma flanela limpa e seca, realizando movimentos circulares. Assim, a sujeira e as impurezas são eliminadas facilmente.
Evite contato com produtos químicos
O ouro, apesar de duradouro e resistente, também pode sofrer danos ao entrar em contato com determinados componentes químicos, sobretudo o Cloro. Por isso, evite expor suas joias em ouro ao contato de perfumes, cremes, sabonete ou tentar realizar a limpeza com fórmulas químicas ou abrasivos. Além de deixar resíduos, estes produtos podem auxiliar na oxidação da peça.
Guarde com cuidado!
O ouro é um material metálico, portanto está suscetível a danos causados por choques ou arranhões de outras joias. Por isso, procure sempre guardar sua joia em ouro em embalagens específicas de modo que ela não tenha contato com outras peças. Um porta-joias com divisórias pode ser uma ótima opção para quem tem várias joias.
Mitos sobre limpadores caseiros
Utilizar creme dental, refrigerante, chás, álcool ou limpadores residenciais não funcionam para devolver brilho ao ouro. Pelo contrário, eles poderão ajudar ainda mais a escurecer ou tornar a joia opaca, demandando um polimento muito mais profundo, resultando na perda de metal. Caso sua joia esteja com pouco brilho, consulte um joalheiro que realizará o polimento de maneira adequada, sem perdas.